Vicentinos Botucatu

Site

Espiritualidade Vicentina

 

Tendo escolhido como patrono São Vicente de Paulo pelos membros fundadores, os membros da Sociedade estão inspirados por sua espiritualidade, que se manifesta em suas atitudes, pensamentos, exemplo e palavras.

Para os vicentinos, os aspectos-chaves da espiritualidade de São Vicente são:

- Amar a Deus, nosso Pai, com o suor de nossa fronte e a força de nossos braços;

- Ver a Cristo nos Pobres e aos Pobres em Cristo;

- compartilhar o amor compassivo e libertador de Cristo, o Evangelizador e Servidor dos Pobres;

 

Virtudes Essenciais

 

Os vicentinos buscam seguir a São Vicente nas cinco virtudes essenciais para promoverem o amor e o respeito para com os Pobres:

Humildade, simplicidade, mansidão, mortificação, zelo.

Humildade – aceitando a verdade sobre as nossas fraquezas, talentos, dons e carismas, ainda sabendo que tudo o que Deus nos dá é para os outros e que não podemos conseguir nada de valor eterno sem a Sua graça.

Simplicidade – confiança amistosa e boa vontade invencível, as quais significam bondade, ternura e paciência em nossa relação com os outros.

Mortificação – morrer a nosso ego com uma vida de autos sacrifício; os membros dividem seu tempo, possessões, talentos e a si próprio em um espírito de generosidade.

Zelo - uma paixão pelo pleno florescimento e a eterna felicidade de cada pessoa.

 

A Espiritualidade Vicentina na SSVP

 

  •   A pedra angular é Cristo, o Evangelizador e Servidor dos Pobres.
  •    A Espiritualidade Vicentina é o vínculo à Família Vicentina.

 

A Espiritualidade Vicentina na SSVP consiste em viver a caridade desde uma perspectiva leiga em uma comunidade de vida, de oração e serviço.

 É essencial que um membro da Sociedade de São Vicente de Paulo seja capaz de conhecer sua vocação e missão e que as renove continuamente, por meio da formação e treinamento contínuos.


Menu